Publicidade

Como recolocar os pistões no seu devido lugar

Se ao transportar a bicicleta com as rodas fora pressionamos o travão sem ter colocado o separador, os pistões irão fechar, impossibilitando a passagem do disco.
MOUNTAINBIKES.PT -
Como recolocar os pistões no seu devido lugar
Como recolocar os pistões no seu devido lugar

FERRAMENTAS

1. Desmontas. Vamos utilizá-los para colocar os pistões no seu devido lugar. Pode não ser a ferramenta adequada, mas não duvides que é a mais prática.

PASSO A PASSO...

É normal que ao transportar a bicicleta dentro do automóvel tenhamos de retirar uma ou as duas rodas. E muitas vezes esquecemo-nos de colocar os separadores originais nas pinças de travão, portanto é perfeitamente possível que durante o transporte a manete de travão seja pressionada por engano ou esquecimento. Se isto acontecer, os pistões sairão do seu sítio ao não encontrar os discos, sendo impossível voltar a colocar a roda. Neste artigo ensinamos-te como solucionar este problema.

1. Como podes ver na imagem; ao pressionar a manete de travão sem colocar os espaçadores, os pistões fecham-se ao não ter um limitador, pois o disco faria esse papel se a roda estivesse colocada. 

 

2. Temos de retirar as pastilhas de travão para poder aceder aos pistões e colocá-los no seu devido lugar. Primeiro temos de retirar o parafuso/passador que mantém as pastilhas de travão no seu sítio. 

3. Com a mão retira o clip, desta forma as pastilhas de travão já estarão libertas e podemos retirá-las do corpo da pinça de travão. 

4. Está na altura de retirares as pastilhas; estas estão presas por uma peça metálica que faz pressão. Segura nas pastilhas e na chapa que as segura e puxa-as para fora.

5. Agora já temos acesso direto aos pistões. Com a parte mais estreita de um dos desmontas, e geralmente a partir da parte de baixo da pinça de travão, começa a fazer pressão sobre os pistões para devolvê-los ao seu lugar original. Atua sempre no centro dos pistões, apoiando o corpo do desmonta sobre a própria pinça de travão para dar alguma alavancagem sobre os pistões. Nunca faças esta tarefa com um utensílio de metal, pois podes danificar o corpo dos pistões, dado que em regra são cerâmicos, podendo chegar a produzir fugas no líquido hidráulico. Escolhemos os desmontas por serem de plástico ou de resina. 

6. Repete os passos 2, 3 e 4 mas ao contrário. Volta a colocar as pastilhas no seu sítio e certifica-te de que o passador fica colocado. O problema está resolvido. Falta somente colocar a roda e seguir viagem. 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.