Publicidade

6 coisas que tens que conhecer na tua suspensão

Aspectos que deves conhecer sobre a tua suspensão, um dos componentes mais importantes de uma bicicleta.
MOUNTAINBIKES.PT -
6 coisas que tens que conhecer na tua suspensão
6 coisas que tens que conhecer na tua suspensão

1- PROTEÇÃO

Já te deste conta de que algumas suspensões da Fox têm baínhas com uma cor diferente, mais dourada? É o tratamento Kashima, específico da Fox, e consiste num anodizado especial dos tubos que cria um deslizamento maior, portanto faz com que a suspensão fique mais suave.

tratamento kashima

2- REVISÃO PERIÓDICA 

É precisamente nesta zona que aparecem as marcas de desgaste, as quais nos indicam que as bainhas estão a desgastar-se. Isto acontece quando não se faz uma manutenção regularmente. Lembra-te de que deves adicionar algumas gotas de óleo nos retentores antes de cada saída. 

3- SERVIÇO TÉCNICO

Convém seguir as regras de manutenção especificadas pelos fabricantes das suspensões, não só para obter um funcionamento adequado, mas também para que a cobertura da garantia esteja válida no caso de alguma falha. Os intervalos de manutenção e reparação a realizar diferem de marca para marca, pelo que te recomendamos que consultes o Manual do Utilizador que veio com a tua suspensão. Se não o tens, podes consultar o site da marca, onde habitualmente existe uma secção de Serviço Técnico. Os intervalos aproximados são de 3 meses para limpar e lubrificar os retentores e casquilhos de fricção e mudar o óleo do circuito uma vez por ano. 

4- BLOQUEO

O uso incorreto do bloqueio costuma ser um dos principais motivos que levam à sua rotura. A suspensão, como o seu próprio nome indica, está desenhada para absorver, não para funcionar como uma forqueta rígida. Não abuses do bloqueio em zonas técnicas, já que estarás a submeter os retentores e juntas a uma grande pressão. E também não te deves esquecer de desbloquear a suspensão quando sais de uma estrada e entras num trilho. Em corta-fogos, caminhos com terreno firme e mesmo em estradas podes usar o bloqueio sem problemas, mas quando as oscilações começarem, não comprometas a suspensão.

botão

5- O TAMANHO É IMPORTANTE

Se vais montar uma suspensão nova na tua bicicleta, tem em conta o curso total. Montar uma suspensão de 140 mm de curso num quadro rígido de Cross Country que foi desenhado para suspensões de 100 mm não é recomendável: os ângulos do quadro modificam-se drasticamente, portanto o seu comportamento será diferente e, o mais importante, o quadro poderá partir-se, por não estar desenhado para aguentar essa alavancagem extra.

6- UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA

Tal como no caso anterior, o tamanho dos discos também é importante. As suspensões até 150 mm de curso normalmente estão preparadas para discos de até 180 mm de diâmetro. Montar um disco maior com o objetivo de obter uma travagem maior, coloca em risco a integridade da suspensão, cujas pernas e barras poderão partir-se de forma repentina. 

 

discos

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.