Publicidade

Nunca faças isto aos travões da tua bicicleta

Neste artigo mostramos-te 5 erros que nunca deves cometer para que os teus discos travem como no primeiro dia.
www.mountainbikes.pt -
Nunca faças isto aos travões da tua bicicleta
Nunca faças isto aos travões da tua bicicleta

Os travões de disco são uma parte fundamental da bicicleta. São um elemento de segurança, porque estão encarregados de modular a tua velocidade, e requerem estar em perfeito estado para que possam cumprir com o seu trabalho: travar. A manutenção periódica é necessária: mudança de óleo, pastilhas, resposição das juntas... mas deves procurar não cometer estes 5 erros para prolongar a sua vida útil. 

1. Não toques nos discos!

Nunca le hagas esto a los frenos de tu bici

Nem com luvas nem sem elas. As luvas da bicicleta podem estar manchadas de óleo ou gordura, o que pode contaminar a superfície de travagem. Além disso, os dedos libertam uma cera que pode aderir à parte metálica dos discos, prejudicando a travagem. 

2. Não traves se o disco não estiver lá!

Nunca le hagas esto a los frenos de tu bici

Isto costuma acontecer de maneira acidental ao desmontar a roda para colocar a bicicleta no automóvel. Se travares e não estiver lá o disco, os pistões irão juntar-se e depois o disco não conseguirá entrar. Para evitar que isto aconteça, e que depois tenhas de separar os pistões, introduz um separador no espaço do disco (como se vê na imagem). 

3. Não excedas o limite de utilização

Nunca le hagas esto a los frenos de tu bici

As pastilhas e os discos têm um limite de desgaste, às vezes indicado na própria pastilha. Outras vezes, dependendo da marca, terás de medir a espessura restante do material de travagem e da grossura do disco. Tenta não ultrapassar o limite e mudar as pastilhas antes, caso contrário o circuito não trabalhará com o volume adequado e irá haver variações no tato e na travagem. 

4. Não lubrifiques a corrente usando spray

Nunca le hagas esto a los frenos de tu bici

Já reparaste como é que um cão se sacode depois de ter ficado encharcado? Acontece algo parecido quando colocas óleo em spray na corrente. Pensas que estás a aplicar unicamente na corrente, mas na verdade está a salpicar para o disco, piston, escora, cubo, raios, etc. Se não tens outro remédio, é melhor protegeres bem o disco para que não fique manchado com óleo. 

5. Não laves os discos com detergentes

Nunca le hagas esto a los frenos de tu bici

Esquece o Fairy ou qualquer outro detergente da loiça. Muitos destes detergentes são antigorduras, mas também possuem propriedades abrilhantadoras, e isso é prejudicial para os discos. Apenas deves utilizar produtos específicos para a limpeza de discos, a maioria deles à base de alcool isopropílico. 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.