Publicidade

10 truques caseiros para a tua bicicleta

Neste artigo mostramos alguns dos melhores truques enviados pelos nossos leitores mais engenhosos que no fundo são soluções simples e económicas para problemas que encontramos no quotidiano nas nossas bicicletas.
www.mountainbikes.pt -
10 truques caseiros para a tua bicicleta
10 truques caseiros para a tua bicicleta

1. A MISTURA SURPRESA

10 trucos caseros para tu bici

Com este truque bastante simples, podemos reciclar uma embalagem de pastilhas isotónicas que já não tinha utilidade, e levar no seu interior os frutos secos de que mais gostamos. Se preferirmos, podemos levar pó isotónico para voltar a encher o bidon quando paramos uma fonte. 

2. O AVANÇO DOIS EM UM

10 trucos caseros para tu bici

Este suporte para telemóvel foi construído de modo artesanal, reciclando um avanço antigo que foi cortado com um ângulo muito preciso de modo a permitir a colocação de uma capa de telemóvel em silicone. Esta capa, que foi comprada numa loja chinesa, está aparafusada e colada ao avanço e posteriormente foi pintado para lhe dar um aspeto mais uniforme. Foi instalado junto ao avanço da bicicleta, substituindo um dos espaçadores da caixa de direção. 

 

3. O TAPA-DISCOS

10 trucos caseros para tu bici

Após um corte num pneu Tubeless e a sua posterior reparação, o nosso leitor Fernando teve o azar de terem caído algumas gotas de líquido selante no disco de travão e não deu conta disso antes de chegar a casa. Claro que o disco ficou inutilizado. Desde esse episódio caricato que o Fernando passou a levar um gorro de duche que comprou numa loja de material barato.

 

4. É MELHOR POR DENTRO!

10 trucos caseros para tu bici

Este truque serve para levar o aplicador do taco (para reparar tubeless) numa das tampas laterais do guiador. A ideia consiste em usar um aplicador já existente, partir a ponta e introduzir a parte restante dentro da tampa do guiador (se for de alumínio, melhor). A união entre a tampa e o aplicador deve ser feita com cola de boa qualidade. Já existem no mercado sistemas deste tipo, mas a um preço muito superior do que nos custaría esta pequena modificação. 

 

5. PUNHOS FORA

10 trucos caseros para tu bici

 

 

Utilizando um punho antigo em espuma que já não usava, o nosso leitor cortou à medida exata da botija de Co2. Deste modo, quando usar a botija, não congelará as mãos. 

6. TRANSPORTE INTELIGENTE

10 trucos caseros para tu bici

Uma boa forma de aproveitar um cubo dianteiro velho, é adaptar um taco de madeira com fita cola e depois fixar estas duas peças com uma abraçadeira metálica à base do assento do automóvel (na parte traseira) ou a uma das alavancas metálicas que servem para prender elásticos de sujeição no porta-bagagens dos monovolumes. Deste modo fica um suporte ideal para transportar a bicicleta no interior do veículo. 

 

7. SOLUÇÃO ANTI-QUEDAS

10 trucos caseros para tu bici

Este nosso leitor sofreu uma queda com a sua Orbea Oiz, tendo o quadro sofrido alguns danos consideráveis. A partir desse momento passou a protegê-la reciclando pedaços de câmaras de ar (envolvendo o tubo horizontal) e um punho de silicone. Também usou fita isolante preta, estando agora o quadro devidamente protegido.

8. NÃO TOQUES NO PICO!

10 trucos caseros para tu bici

O nosso leitor José sofreu um furo na sua roda Tubeless, mas esta não perdia ar enquanto se mantinha em andamento. Caso parasse, aí sim, ela perdia ar. O líquido antifuros não conseguia reparar este furo. A ideia do José foi genial: colocou um pico (de um rosal) untada com cola branca. Deixou secar e depois com um alicate e de modo delicado cortou junto à base do pico, ficando o assunto resolvido. 

 

9. BRICOLAGE

10 trucos caseros para tu bici

Nesta foto vê-se claramente o engenho de mais um dos nossos leitores. Nela vê-se um suporte fabricado com uma palete de madeira em bom estado. Bastou colocar umas bases para as rodas traseiras, aparafusar alguns parafusos e limar a zona de contato com os pneus (para evitar furos). O resultado é um suporte para 3 bicicletas que é económico e que foi construído com material reutilizado. 

 

10. REUTILIZA UM BIDON ANTIGO

10 trucos caseros para tu bici

Este truque é especialmente dedicado a todos aqueles que usam a bicicleta à noite ou de madrugada. Como alguns de nós utilizam luzes com bateria à parte, uma solução para a transportar é colocar dentro de um bidon velho com um pouco de espuma ou borracha no seu interior para que não esteja sempre a balançar. 

 

 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.