Publicidade

É necessário montar umas rodas específicas numa ebike?

Há marcas que têm modelos destinados especificamente para as ebikes. Vejamos se faz sentido.
Héctor Ruiz -
É necessário montar umas rodas específicas numa ebike?
É necessário montar umas rodas específicas numa ebike?

Para compreender porque motivo se pode pensar que uma bicicleta elétrica requer rodas mais robustas existem dois critérios a seguir. O primeiro é o peso. Em média, uma bicicleta elétrica pode pesar quase 10 kg a mais do que uma não elétrica, e isso é uma carga extra que as rodas têm de suportar. No entanto, essa variação de peso é inclusivé menor do que a variabilidade que existe entre os próprios utilizadores. Por exemplo, eu posso pesar 65 kg e em conjunto com a minha bicicleta o peso fica nos 90 kg, menos do que, por exemplo, a soma de um biker de grande envergadura (80 kg) com a sua bicicleta de Enduro (14 kg). Segundo isto, poderias equipar a tua ebike com umas rodas de Enduro e o resultado seria muito bom,  

Contudo, esse não é o único fator em jogo. O avanço extra do motor também supõe uma maior exigência para a roda traseira, já que se geram tensões maiores na sua estrutura. Por estas razões existem fabricantes que desenharam produtos específicos como a DT Swiss, por exemplo. A sua gama de rodas Hybrid tem cubos específicos, com paredes mais grossas, rolamentos maiores, mais superfície de contato entre cada raio e a sua conexão, e um núcleo de aço reforçado. Tanto as paredes das rodas como as cabeças dos raios também são mais grossas, alcançando a homologação para um peso de biker+bicicleta de até 150 kg. 


Se pretendes saber mais informações sobre ebikes (dúvidas, modelos, preços, etc), consulta a revista eBIKE, atualmente nas bancas.

Revista eBIKE nº1 já está à venda!

 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.