Publicidade

Teste: Pneus Hutchinson Griffus Racing Lab 2.5 e 2.4

Trata-se do pneu que a marca francesa criou para completar a sua gama de modelos focados principalmente no Enduro.
Revista BIKE -
Teste: Pneus Hutchinson Griffus Racing Lab 2.5 e 2.4
Teste: Pneus Hutchinson Griffus Racing Lab 2.5 e 2.4

Os Griffus Racing Lab 2.5 e 2.4 da Hutchinson são uns pneus focados no Enduro, com um design e caracaterísticas que os tornam ideais para o tipo de terrenos mais habituais no nosso país: pedra, areia e onde o clima seco predomina. Estas são as condições nas quais os testámos na maioria das vezes e podemos dizer que se trata de um dos melhores pneus que já testámos para um uso muito agressivo.  

O melhor: Aderência em terrenos secos e mistos. Robustez da carcaça. Sensação de confiança nas descidas.

Testámos estes pneus na combinação que a Hutchinson nos sugeriu, ou seja, um pneu com balão de 2.5" na dianteira e 2.4" na traseira. 

Prueba: Neumáticos Hutchinson Griffus Racing Lab 2.5 y 2.4

Os tacos são um pouco mais largos e altos no 2.5", pensados para alcançar uma retenção muito boa em travagens bruscas, pelo que os maiores têm um corte longitudinal que os ajuda a fletir e retorcer. 

Prueba: Neumáticos Hutchinson Griffus Racing Lab 2.5 y 2.4

O 2.4" traseiro tem uma orientação distinta, com os tacos em forma de cunha e tipo flecha, para que rolem melhor e custe menos nas acelerações. Embora, à priori, possam parecer muito parecidos, há diferenças suficientes entre eles. Coincidem na banda lateral dos tacos, a qual é muito similar, o que permite uma margem muito ampla quando temos de curvar e necessitamos daquela aderência extra em terrenos excessivamente secos. 

Como é habitual na gama alta da Hutchinson, confia no seu triplo composto, o Race Ripost, neste caso na versão Gravity. Deste modo, conta com uma borracha com uma dureza na ordem dos 94Sha na base, 50 na banda central e de somente 40Sha com uma recuperação lenta nas laterais, daí a confiança que proporcionam ao chegar às curvas. Debaixo desta borracha encontra-se a carcaça Hardskin, a única versão que está à venda (em cor preta ou castanha Tan Wall), reforçada para um uso extremo, com uma dupla capa de 66 TPI que faz dos Griffus aptos inclusivé para uma bicicleta de DH. 

Com tudo isto, os Griffus são uns pneus que transmitem uma sensação de robustez quando são colocados à prova, mesmo nas descidas mais degradadas cheias de pedra. A aderência da borracha é assinalável, mesmo naquelas secções em descida onde é necessário mudar rapidamente de linha para não perder velocidade. Dão muita confiança também em pendentes muito verticais, quando precisamos que os tacos se colem bem ao solo. Como podes imaginar, o seu peso - ressalvamos que não são dos mais pesados - ultrapassa a barreira do quilo (nos nossos modelos de teste em tamanho 29"), pesando 1.078g e 1.054g respetivamente. 

A melhorar: Poucas opções de carcaça e versões.

A sua robustez geral permite um amplo leque de opções quando temos de escolher as pressões; nós optámos por usar entre os 1.3 e os 1.5 bars, chegando inclusivé a 1.2 bar, embora neste caso comecem a ser um pouco lentos nas subidas. Têm uma boa absorção (montados num aro de 29 mm internos) e não chegámos a furar. Na generalidade mostraram ser muito fiáveis tanto para competir em Enduro como para um uso em Bike Parks. Logicamente este tipo de pneu de competição tem uma borracha que se deteriora mais rapidamente do que outras opções, embora sinceramente esperávamos um desgaste mais prematuro do que aquele que veio realmente a ocorrer. 

Prueba: Neumáticos Hutchinson Griffus Racing Lab 2.5 y 2.4

São fabricados em 27,5" e em 29", e gostaríamos que existissem mais opções em termos de balão e inclusivé carcaças mais leves para utilizar em bicicletas de Trail com menos curso em termos de suspensões/amortecedores, para uma maior polivalência. 

FICHA TÉCNICA
Características: Carcaça Hardskin de 66 TPI. Tubeless Ready. Composto Race Ripost Gravity, durómetro 94/50/40 Sha. Opções: Em 27,5 e 29”, ambos em 2.5” e 2.4” de balão. Carcaça preta ou castanha (Tan Wall). Peso: 1.078 g (2.5”) e 1.054 g (2.4”). Preço: 50,90 euros.

Mais informações em hutchinsontires.com.

Distribuidor em Portugal: Sociedade Comercial do Vouga

 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.