Publicidade

Teste capacete Bontrager Velocis MIPS

Testámos um dos capacetes oficiais da equipa Trek-Segafredo.
Revista Ciclismo a fundo e www.mountainbikes.pt -
Teste capacete Bontrager Velocis MIPS
Teste capacete Bontrager Velocis MIPS

Longe vão os tempos em que os capacetes eram fabricados com compósitos de fraca qualidade e resistência, onde eram feitas algumas perfurações sem cuidados aerodinâmicos ou lógica em termos de ventilação.

Os estudos ao nível dos acidentes velocipédicos geraram resultados precisos que foram, em alguns casos, adotados pelas principais marcas, como é o caso da Bontrager, marca detida pela Trek. 

Testámos o modelo Velocis MIPS, um capacete de estrada que alia ventilação, segurança, ajustabilidade melhorada, aerodinâmica e algo que o faz sobressair face a outras marcas: um Compromisso de Substituição por Acidente. Mas vamos por partes.

Este capacete tem 12 entradas de ar estrategicamente colocadas, todas elas sobredimensionadas, para garantir que existe ventiação. O exoesqueleto possui arcos internos, onde está apoiado o sistema MIPS que protege o nosso cérebro de impactos angulares. Aliás, este sistema MIPS não é o genérico disponível por grande parte das marcas. Este é específico da Bontrager, sendo menos volumoso e com um design que acompanha os canais internos de ventilação. Isto garante que existe arrefecimento interno (já testámos outros capacetes onde pura e simplesmente o sistema MIPS por ocupar boa parte da zona interna do capacete evita que o ar circule), assegurando ao mesmo tempo que cumpre a sua função. 

As fitas, possuem o tradicional sistema de personalização de altura com engate típico, contudo, como acontece com muitos outros capacetes, absorvem muito o suor, e demoram a secar.

Por sua vez, o sistema de ajuste traseiro é milimétrico e permite tanto uma personalização vertical como horizontal. Este sistema é apoiado num rotor Boa que é fácil de ajustar, mesmo em andamento e com luvas. Basta rodar no sentido do ponteiro do relógio para apertar e no sentido oposto para desapertar.

No interior do capacete existem dois kits de esponjas de alta qualidade que asseguram o conforto: um maior, que ocupa a parte superior da testa e outro mais pequeno no topo. Estas esponjas têm um tratamento antibacteriano e antiodor.

O capacete é fornecido com uma pala amovível Neovisor que é encaixada na parte frontal e protege do sol. Além disso, traz também um prático saco de transporte com o logotipo da Bontrager. Bastante útil para quando vamos em viagem e o capacete está molhado do suor ou da chuva e não queremos misturar com o resto dos nossos pertences.

Outro ponto que destacamos é a existência de duas bandas de borracha almofadada nas duas perfurações laterais mais próximas da parte frontral do capacete. Estas aplicações servem para pendurarmos os óculos e evitam que estes caiam quando estão colocados no capacete. 

Avisamos desde já que nem todos os óculos permitem esta colocação, pois depende da capacidade de abertura da haste e do tamanho do capacete.

Quanto à Garantia de Substituição do Capacete, a Bontrager oferece a substituição gratuita em caso de acidente durante o primeiro ano após a compra. 

O Velocis está disponível em S (51 a 57 cm), M (54 a 60 cm) e L (58 a 63 cm). O nosso modelo de teste, em tamanho M, pesa 268 gramas

No cômputo geral, é um bom capacete, com um peso mediano (longe de ser dos mais leves) e com um sistema de ajuste topo de gama. O sistema de segurança MIPS, o conforto proporcionado, o sistema de substituição e as ofertas incluídas (pala e saco de transporte) fazem valer cada cêntimo. 

Não é, porventura, o capacete mais ventilado que testámos até hoje, mas não fica mal pontuado no nosso ranking. E por tudo o que referimos atrás, recomendamos a quem procura um capacete que se destaque pela segurança, fiabilidade, design e ajustabilidade. 

 

OK

Conforto

Ajustabilidade

Segurança

 

KO

Ventilação não é a prometida

 

Peso: 268 gramas

Preço: 199.99€

Cores disponíveis: preto, azul, vermelho, amarelo, rosa e branco

Mais informações AQUI.

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.