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SRAM Force eTap AXS: 12 velocidades, sem fios e com novas desmultiplicações

A marca americana ampliou a sua tecnologia AXS ao segundo escalão da sua gama: o Force.
Desde Girona: Joaquín Calderón. Fotos: Tristan Cardew -
SRAM Force eTap AXS: 12 velocidades, sem fios e com novas desmultiplicações
SRAM Force eTap AXS: 12 velocidades, sem fios e com novas desmultiplicações

Há cerca de dois meses, a SRAM apresentou uma daquelas novidades que dificilmente esqueceremos: o renovado grupo Red eTap, que mantém o seu funcionamento sem fios, mas introduziu o conceito AXS para tornar compatíveis todos os componentes eletrónicos da marca. Além disso, adiciona um carreto à cassete, estreando, entre outras coisas, uma corrente com a parte superior plana, bem como novas desmultiplicações através do desviador X-Range e outras inovações de modo a melhorar o seu funcionamento.

Na apresentação internacional do Red eTap em Arizona, na qual esteve presente o nosso colega de redação Sergio Palomar, a SRAM já tinha anunciado que estava a trabalhar no grupo Force, deixando no ar a ideia de que o segundo grupo na hierarquia da marca recebería as inovações do grupo topo de gama. O novo grupo Force eTap AXS tem especificações muito similares às do Red, mas com uma construção menos rebuscada para manter os custos baixos

O desviador traseiro Force eTap AXS, que tal como o Red é compatível com todas as desmultiplicações, mantém a tecnologia Orbit para amortecer os impactos, mas na sua construção apenas utiliza carbono na parte interna da patilha. Os cranques para a pedaleira dupla estão disponíveis em 48/35 e 46/33 e em vez de ser de montagem direta, usa uma aranha tradicional que pode ser previamente escolhida com o potenciómetro Quarq DZero.

O design das manetes é praticamente o mesmo do grupo topo de gama e permitem ajustar o alcance, embora só se pode conetar um comando satélite (blip) a cada uma delas - no Red podem-se colocar dois em cada manete -. Além disso, haverá versão com travões de aro e com travões de disco. No caso de travões de aro, possui um duplo pivot para aumentar a potência de travagem e possibilitar a montagem de pneus de até 28 mm. 

SRAM Force xxxxxxxxx

O Force eTap AXS chega ao mercado com três cassetes diferentes: 10-26; 10-28 e 10-33, as quais precisam de um núcelo XDR para a sua montagem. A utilização de um carreto de 10 dentes permitiu reduzir o número de dentes nas cremalheiras - 48 x 10 - o que equivale aproximadamente a um 52 x 11, defendendo a marca que tal amplia o espectro de desmultiplicações disponíveis.

SRAM Force xxxxxxxxx

Preços

GRUPOS DE ESTRADA PVPR € (ESTIMADO)

2x Travões de disco hidráulicos estrada: 2.274 €

2x Travões de aro: 2.164 €

1x Travão de disco hidráulico estrada: 1.924 €

1x Travão de aro aero: 1.814 €

PESOS DOS GRUPOS

Force Disco: 2.812 g (dois pratos); 2.912 g (dois pratos com potenciómetro); 2.572 g (um prato); 2.608 g (um prato com potenciómetro).

Force Aro: 2.453 g (dois pratos); 2.553 g (dois pratos com potenciómetro); 2.213 g (um prato); 2.249 g (um prato com potenciómetro).

AERO

Force Disco: 2.622 g (dois pratos); 2.722 g (dois pratos com potenciómetro); 2.383 g (um prato); 2.419 g (um prato com potenciómetro).

Force Aro: 2.223 g (dois pratos); 2.323 g (dois pratos com potenciómetro); 1.983 g (um prato); 2.019 g (um prato com potenciómetro).

 

Na próxima edição da revista CICLISMO A FUNDO (que estará nas bancas no início da segunda semana de maio), publicaremos um artigo em exclusivo nacional com os primeiros testes que fizemos ao novo grupo da SRAM. 

SRAM Force eTap AXS 12 velocidades e inalámbrico

SRAM Force eTap AXS 12 velocidades e inalámbrico

SRAM Force eTap AXS 12 velocidades e inalámbrico

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