Publicidade

RockShox Reverb AXS: sem cabos

O RockShox Reverb é sem dúvida o espigão telescópico mais popular do mercado. A chegada da tecnologia AXS e o desaparecimento de cabos e bichas elevam este produto a outro patamar.
Julio Vicioso Fotos: Margus Riga /Harookz -
RockShox Reverb AXS: sem cabos
RockShox Reverb AXS: sem cabos

 

O novo espigão telescópico RockShox Reverb AXS elimina de uma só assentada todos os inconvenientes deste tipo de produtos. Graças à tecnologia sem fios AXS (que se deve pronunciar Access) da SRAM, este é o primeiro espigão telescópico do mundo que pode ser usado por pessoas de qualquer idade, incluindo crianças de 10 anos.

reverb axs

E é tão fácil de usar que basta retirar da caixa, montar no quadro, colocar o manípulo no guiador e basicamente é tudo. O espigão e o manípulo comunicam entre si através de tecnologia wireless desenvolvida pela SRAM, e pode ser modificada através da APP disponível para iOS e Android. 

 

O piston interior tem menos fricção para reduzir ao máximo o peso que é necessário colocar em cima do espigão. O novo Reverb AXS tem um funcionamento que não difere muito dos atuais: só atua quando carregamos no manípulo.

 

A grande vantagem (para além da ausência de cabos ou bichas), é a facilidade de acionamento da manete. Basta um ligeiro clic para abrir ou fechar o sistema, o que nos proporciona mais concentração e muito menos esforço do que num espigão convencional. 

 

O RockShox Reverb AXS utiliza a mesma bateria do grupo SRAM XX1 ou X01 Eagle AXS, com uma duração que supera as 60 horas de utilização em condições normais. Isto facilita-nos bastante a vida caso fiquemos sem bateria no desviador. Nesta hipotética situação, podemos mudar a bateria do espigão, que normalmente tem mais carga, deixando-a bloqueada na posição que quisermos antes de a retirar e colocamo-la no desviador. A bateria fica colocada na parte traseira, e olhando de frente fica completamente oculta. 

 

Outro ponto muito interessante no novo Reverb AXS é a tecnologia Vent Valve. Todos os utilizadores de espigões telescópicos Reverb sabem que com o uso, o ar e o óleo acabam por "conviver", o que obrigatoriamente nos leva a ter de fazer um reset de modo a recuperar o curso disponível e a voltar a ter um comportamento ótimo. Com esta tecnologia, e sem termos de desmontar nada, e após alguns passos, o ar volta ao seu lugar como por magia e o espigão volta a estar ativo. 

Por último, outro dos destaques vai para o estado da bateria. O LED verde indica-nos que o estado da carga está quase no máximo, quando passa para a cor vermelha, a bateria encontra-se a 50% e quando a cor vermelha começa a piscar significa que temos de recarregar a bateria em breve. Para maximizar a carga da bateria, quando a bicicleta estiver parada, o sistema passa automaticamente para o modo de poupança de energia. 

ROCKSHOX REVERB AXS

Diâmetros
30.9mm, 31.6mm, 34.9mm

Curso
100mm, 125mm, 150mm, 170mm

Comprimentos
340mm, 390mm, 440mm, 480mm

Bateria
Espigão: SRAM Battery
Manete: CR2032

Compatibilidade
Zero Offset, 7mm Round Rail, 7X9mm Oval Rail, Matchmakerou Discrete Clamp

Vais poder saber mais detalhes em exclusivo para Portugal (bem como um teste exaustivo) numa das próximas edições da revista BIKE

 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.