Coincidindo com a terceira prova da Taça do Mundo de XC celebrada em Vallnord, o fabricante de rodas Progress apresentou de forma oficial no Paddock da equipa Primaflor-Mondraker as suas novas rodas Atom.
As Atom passaram a entrar na história do BTT por serem as primeiras rodas que utiizam grafeno no processo de fabrico, utilizando uma pequena quantidade do material referido misturado com a resina que une as diferentes fibras de carbono proporcionando uma estrutura muito mais leve e resistente.
As novas rodas topo de gama da Progress de 29 polegadas foram desenvolvidas tendo em mente a dureza dos novos circuitos de XC e de Maratonas com uma largura externa de 33 mm e interna de 27 mm, aumentando a resistência do aro e proporcionando uma estética muito mais impactante, sem comprometer o peso final já que são 30 gramas mais leves que as CB3 de carbono da Progress com 30 mm de largura.
O peso final é de 1.300 gramas, 20% mais leves comparativamente a umas rodas de carbono e 20% mais resistentes como demonstraram os testes de impacto realizados pela marca.
As Atom são feitas à mão já que ao utilizar o grafeno o processo de fabrico é muito mais trabalhoso, limitando a produção a 6 rodas por dia. Na montagem da roda usam-se 28 raios Sapim Aero CX-Ray com cabeças de 14 mm de alumínio fixados através de rosca e centrada à mão. Os cubos continuam a ser os famosos Nitro da marca espanhola que foram melhorados durante os 10 últimos anos e incorporam rolamentos cerâmicos. Os eixos estão disponíveis em duas medidas, o clássico em 15x100 no eixo dianteiro e 12x142 no traseiro, e boost de 15x110 dianteiro e 12x148 traseiro. Além disso, há uma versão para Lefty e RockShox RS-1.
Este é o modelo mais leve produzido pela Progress e o pack inclui duas válvulas de alumínio, fita Tubeless, raios de substituição, duas capas de transporte e dois anos de garantia, mais um ano com 50% de desconto no caso de dano provocado por acidente.
As Atom estão disponíveis em duas versões diferentes dependendo dos acabamentos. Por um lado, com o aro em mate, com logotipos da marca em amarelo ou em laranja a um preço de 1.590€ e que estará à venda a partir de agosto. Por outro lado, a versão Limited Edition com aro brilhante e o logotipo da marca em cor dourado/prata (a marca apelida de cor Camaleão), com diferentes tonalidades, dependendo da incidência da luz. Esta versão estará no mercado em setembro e custa cerca de 1.770€. Em ambas as versóes o logotipo da marca é um transfer lacado para aumentar a durabilidade e a proteção perante os raios UV.
Sabe mais em www.progresscycles.com