A experiência da Turbo Levo
A marca de Morgan Hill começou a desenvolver as bicicletas elétricas em 2010 e lançou o seu primeiro modelo no mercado, a Turbo S, em 2012. A Turbo Levo surgiu em 2015 e foi redesenhada em 2018, precisamente a temporada em que foi introduzida a Turbo Kenevo. Pelo meio, a Specialized inaugurou em 2016 o Turbo Innovation Center, na cidade suíça de Cham, onde assistimos no início de julho ao lançamento desta Turbo Creo SL.
O projeto Turbo da marca tem um slogan: "It´s you, only Faster". Ou seja, o seu objetivo foi desenvolver bicicletas elétricas, mas mantendo intacta a experiência do utilizador que anda de bicicleta, com as mesmas sensações de andar das bicicletas convencionais e sem que o motor seja intrusivo nessa mesma experiência. Por isso, nesta nova plataforma de estrada não se limitaram a transferir as tecnologias das suas versões de BTT, mas apostaram em desenhar desde o primeiro segundo uma bicicleta centrando-se nos pontos que definem as referências do segmento: baixo peso, a maior integração possível, a maior autonomia...
Três anos de desenvolvimento
“A agilidade da Tarmac e a estabilidade da Diverge”. Esta é a definição da Specialized acerca da nova Turbo Creo SL, que tem uma geometria definida por um pedaleiro baixo, comprimento entre eixos generoso (1.012 mm no tamanho M) e uma forqueta mais adiantada do que o habitual para aumentar a estabilidade, mas mantendo as escoras o mais curtas possível (426 mm no tamanho M), para que não se converta numa bicicleta excessivamente vagarosa.
Além disso, inclui o sistema Future Shock 2.0 que descobrimos em abril na nova Roubaix, que permite o ajuste a partir de um rotor colocado na tampa do avanço com 20 mm de curso (poderás ler um teste exclusivo feito em Portugal com a nova Roubaix na próxima edição da revista Ciclismo a fundo). Com a nova bicicleta de longas distâncias, a marca aposta na geometria "Beyond the gender"; isto é, não haverá modelos específicos para mulher, mas sim modificações nos pontos de contato. Haverá seis tamanhos diferentes, do XS ao XXL.
Tal como ocorreu com a Turbo Levo, a Specialized reconhece que não foi a primeira marca a chegar ao segmento das bicicletas de estrada elétricas; no entanto, o seu objetivo é "chegar com um produto que mude o mercado". Por isso, o processo de validação da Turbo Creo SL foi mais longo do que o habitual, já que os protótipos completaram 3.250 horas de teste durante mais de 70.000 km em Espanha, Austrália, França, Itália, Alemanha e Reino Unido para comprovar o comportamento em diferentes cenários e com condições distintas. Outras bicicletas de estrada foram validadas com apenas 10% desses testes, que culminaram num trabalho de três anos entre os engenheiros da Califórnia e os de Cham (Suíça).
O cérebro
A diferença das Turbo Levo e Kenevo, para as quais foi desenvolvido o motor com o fabricante alemão Brose, a Specialized assegura que o motor SL 1.1 da nova Turbo Creo LS é um desenvolvimento próprio "em colaboração com um fabricante alemão". O motor pesa 1,95 kg e a sua carcaça foi alvo especial de atenção, a qual é construída em magnésio para reduzir ao minimo o peso adicional das peças que não conferem funcionalidade. A sua potência máxima são 240 W e tem um torque de 35 Nm.
A marca recomenda manter uma cadência fluida, superior às 75 pedaladas por minuto, para que a entrega de potência seja o mais natural possível nos seus quatro modos: off, eco, sport e turbo. Os quatro modos podem ser personalizados com a aplicação Mission Control que a marca desenvolveu para as suas Turbo Levo, o qual não só permite configurar como desejarmos o motor, mas também oferece outras opções, como a função de diagnóstico para analisar qualquer problema do motor, a gravação da volta e também a função Smart Control, que aconselha como configurar a assistência segundo as características fisiológicas e os parâmetros da volta que vá realizar, como a distância e o desnível. Além disso, está disponível um pequeno ecrã baseado nos modelos de BTT, mas com funções específicas para a Turbo Creo SL.
A unidade Turbo Connect, situada no tubo horizontal, é o cérebro da nova Creo. Com o botão inferior pode-se apagar o sistema carregando dois segundos, enquanto com o botão superior é possível selecionar um dos quatro modos de assistência. Não é necessário nenhum ecrã de grande tamanho no guiador, porque o Turbo Connect mostra a quantidade de bateria que ainda existe e o sistema é compatível com ciclocomputadores com ANT .
De série, os quatro modos da Turbo Creo SL estão programados assim:
O Eco oferece 35% da potência do motor: 84 w.
O Sport oferece 60% da potência do motor: 144 w.
O modo Turbo oferece a potência máxima do motor: 240 w.
Durante a apresentação, os engenheiros da marca insistiram na tecnologia que desconeta o motor por completo no modo OFF, para não apresentar resistência e reduzir ao máximo a fricção das engrenagens, o grande objetivo da Specialized na sua Turbo Creo SL para manter uma pedalada o mais natural possível.
Mais autonomia
A nova Turbo Creo SL inclui uma bateria interna no tubo diagonal de 320 W/h e 1,8kg de peso que, segundo a marca, pode chegar a um alcance de até 130 km no modo Eco. Esta bateria não pode ser retirada pelo utilizador, apenas por lojas especializadas porque o sistema e os rolamentos do motor estão completamente selados para proteção contra as agruras provocadas pela água.
Além disso, as versões S-Works e Founder incluem de série uma bateria externa de 160 W/h que se coloca no porta-bidão e soma aproximadamente 1 kg de peso. Essa bateria extra aumenta a autonomia em 65 km e estará disponível para compra à parte nas distintas versões. Quando a bateria disponível baixar dos 20%, o sistema passa automaticamente para o modo ECO, para prolongar a autonomia disponível e impede a escolha dos outros modeos de assistência (exceto o OFF).
A porta de entrada de carregamento da bateria principal, que também serve para conetar a bateria externa, está colocada ligeiramente acima do pedaleiro. A bateria interna carrega-se aproximadamente em 2 horas e 35 minutos, enquanto a externa demora 3 horas e 20 minutos. Ambas podem ser carregadas à vez com um cabo incluído de série nas versões topo de gama. A Specialized assegura 500 ciclos de carga completos das baterias e garante que com 300 ciclos a bateria continua a carregar até 75% da sua capacidade original.
Duas plataformas
No seu lançamento, a Specialized Turbo Creo SL estará disponível por 14.499€ numa versão muito exclusiva Founder´s, com uma montagem mais leve de 11,9 kg, detalhes dourados como os decalques e as roldanas, bem como uma placa na escora com o número que lhe corresponde dentro das 250 unidades que estarão à venda em todo o mundo. Os utilizadores receberão uma placa assinada pelo fundador da empresa, Mike Sinyard, e um conjunto de roupa personalizada.
A topo de gama para estrada é a versão Specialized S-Works - 12.499€ -, com uma montagem com rodas de carbono Roval CLX 50 Disc e um grupo Shimano Dura Ace Di2 e desviador XTR para adaptar a sua cassete a um carreto grande de 42 dentes.
No segundo escalão encontramos as versões Specialized Turbo Creo SL Expert e Specialized Turbo Creo SL Evo - ambas chegam às lojas por 8.499€ -, que utilizam o mesmo quadro com carbono 11r, mas com diferentes montagens e especificações. A Turbo Creo SL Expert traz um grupo Shimano Ultegra Di2 com desviador traseiro XT e rodas de carbono Roval C 38 Disc; enquanto a versão gravel Turbo Creo SL EVO inclui um espigão telescópico X-Fusion Maniac de 50 mm, guiador Specialized Adventure Gear Hover, com 12 graus de abertura e pneus Specialized Patfinder de 700x38.
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