Aqui está ela, a Rockrider que esteve em segredo durante meses e que não pudemos divulgar por ter um embargo. Trata-se de uma bicicleta de suspensão total em carbono com um design moderno e uma montagem requintada.
Este modelo existirá apenas em 29" e embora o triângulo dianteiro seja em carbono, o basculante é em alumínio. Tem 120 mm de curso traseiro, está bem equipada e o preço é outra das suas vantagens.
Quadro
O quadro é fabricado em carbono de alto módulo e foi desenhado para ser utilizado unicamente com transmissões monoprato. Tem uma geometria de XC/XCM, tanto em termos de curso disponível como de eixo de roda (Boost), cumprindo as tendências neste tipo de quadros. O amortecedor é um Manitou Radium que foi concebido segundo as exigências da Decathlon.
O quadro com o amortecedor pesa 2,2 kg e o peso do conjunto é baixo devido à utilização de carbono no link. O basculante é em alumínio porque a marca considera que é essencial preservar a integridade da parte traseira, mais sujeita a pressões, torções e pancadas.
De momento, a única versão que estará à venda em Portugal será a XC900S. O quadro está equipado com transmissão SRAM GX Eagle, rodas Mavic Crossmax e suspensão RockShox Reba. Embora as rodas possam ser transformadas em tubeless, o peso da bicicleta com câmaras de ar é de 12 kg.
Nos trilhos
Testei esta bicicleta em Alicante (Espanha) em trilhos com vegetação seca, com algumas zonas técnicas e com pedras. O protótipo que utilizei comportou-se de forma eficiente, tanto em termos de reações ao nível da pedalada, sem um bombeio excessivo do sistema de amortecimento, como ao nível da sua eficácia em descida. A geometria é aquilo que denominamos na gíria do BTT de "intermédia", procurando um equilíbrio entre agilidade e estabilidade, não se destacando em nenhuma das duas em particular, mas também sem penalizar. No fundo, é uma bicicleta equilibrada, fiável, e com um leque de utilização bastante alargado, que pode ir desde maratonas, passando por passeios, cross country e até mesmo um trail mais ligeiro.
Outra das consequências de uma geometria equilibrada é que o conforto está assegurado, o que nos permite uma utilização mais prolongada (voltas mais longas), sem que o cansaço nos faça querer acabar a volta o quanto antes.
Além disso, a bicicleta traz o novo sistema de bloqueio Combolock V2, com três posições (nas bicicletas rígidas não existe a posição média, por isso só têm duas posições), o qual é acionado a partir do comando giratório no lado esquerdo do guiador.
Deixámos o melhor para o fim: o preço. A XC900S custa menos de 2.000 euros.
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