Publicidade

Canyon Spectral:ON, a eBike com uma agilidade única

Com um quadro especialmente desenhado para as suas rodas de diâmetro diferente, tem reações específicas de uma bicicleta musculada.
MOUNTAINBIKES.PT -
Canyon Spectral:ON, a eBike com uma agilidade única
Canyon Spectral:ON, a eBike com uma agilidade única

 

No final do ano passado a Canyon apresentou a primeira ebike de BTT da sua história, a Spectral:ON. Trata-se de um modelo de Trail com 150 mm de curso com a particularidade de utilizar rodas de diâmetro diferente: 29 polegadas à frente e 27,5 atrás. O motor é um Shimano Steps E8000, a versão de gama alta do fabricante japonês, que oferece três modos de assistência de pedalada: Eco, Trail e Boost.

A Canyon optou por um sistema de bateria convencional semi-integrada no quadro. A bateria Shimano de 504Wh pode ser retirada facilmente, deslizando-a lateralmente graças ao desenho do tubo diagonal. Além disso, existe a opção de duplicar a autonomia levando uma bateria extra na mochila.

 

 

O desenho do quadro é um dos segredos do comportamento fora de série da Spectral:ON. O quadro é em alumínio 6061 e nele foi tida particular atenção a zona de colocação da bateria e do motor, o mais baixo possível, para baixar o centro de gravidade e permitir aproximar a roda traseira o mais possível para encurtar as escoras até aos 430 mm. Os cranques são de 165 mm para conservar a altura livre ao solo. 

 

O tubo superior foi baixado ao máximo, para ficar o mais próximo possível do solo, ficando parte do amortecedor abraçado pelo próprio tubo. Esta altura menor, por assim dizer, melhora a maneabilidade da Spectral e a sensação de segurança na hora de montar e desmontar da bicicleta. O aperto do espigão está integrado no próprio tubo vertcical, o qual tem uma cunha em vez da tradicional abraçadeira clássica. 

 

À frente do amortecedor situa-se o "coração" do sistema Geo Adjust. Este sistema dota a Spectral:On de duas geometrias: a normal e uma mais alta e manejável, que levanta o pedaleiro 11 mm e verticaliza os ângulos de direção e selim em 0.8º. A alteração faz-se num instante e com uma chave Allen.

 

A partir da aplicação e-Tube ou conetando o sistema através de um cabo e um computador, é possível personalizar os modos de assistência. Dispõe de uma porta de carregamento USB junto à direção, para recarregar luzes, o smartphone ou outros dispositivos. 

 

O selim específico para e-mtb Canyon SD:ON oferece apoios bastante largos nas subidas mais inclinadas. 

 

No eixo traseiro está escondido uma manivela extraível que permite realizar um aperto mais forte. 

 

A geometria foi adaptada aos diâmetros das rodas, para estar em consonância com aquilo que se pretende dela. A dianteira de 29 x 2.50" proporciona uma maior aderência em curva e mais confiança em zonas técnicas, singletracks e raízes.

A traseira de 27 x 2.80" confere mais tração, simplesmente pela sua maior área de contato com o solo e capacidade de se moldar ao terreno. Para compensar os efeitos dinâmicos negativos das rodas grandes a distância entre eixos foi encurtada. 

A condução da Spectral:ON é, ao contrário do que se possa pensar, ligeira, tanto física como dinamicamente. O seu peso não está nada mal para uma bicicleta de alumínio, já que pesa em média 22,5 kg, dependendo da versão. 

 

O nosso peso fica muito centrado sobre as duas rodas, e isso combinado com a sua geometria específica faz com que a sua maneabilidade seja excelente, combinada com estabilidade e segurança em trilhos técnicos. Move-se de forma muito natural, muito parecida a uma bicicleta sem motor. A sua grande robustez faz com que seja fácil levares este modelo para onde quiseres, sem reações estranhas ou violentas. 

 

A Spectral:ON é uma bike de trail com um amortecedor muito absorvente, um comportamento previsível e com muita eficiência em zonas complicadas. É uma bike de suspensão total que parece literalmente colada ao solo, com uma roda dianteira grande que aumenta a confiança em zonas verticais e uma traseira que oferece bastante tração para superar subidas impossíveis. 

 

A família Spectral:ON é composta por 6 modelos, desde os 3.799€ aos 6.199€, dois deles específicos para mulher com pontos de contato adaptados. Sabe mais em

www.canyon.com.

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.