Publicidade

Já conheces a ferramenta da Pro para cablagem interna?

A Pro lançou no mercado uma engenhosa ferramenta que tem tudo o que é preciso para que quando tiveres de fazer alguma manutenção à tua cablagem interna, não tenhas de te preocupar com nada.
Revista BIKE e www.mountainbikes.pt -
Já conheces a ferramenta da Pro para cablagem interna?
Já conheces a ferramenta da Pro para cablagem interna?

Há alguns anos, quando os quadros com cablagem interna apareceram no mercado, houve quem batesse palmas e houve quem criticasse. Por um lado, o aspeto mais limpo do quadro, sem cabos à vista, proporciona um aspeto mais racing e profissional à bicicleta.

Mas por outro, a sua manutenção (substituição de cabos) é mais morosa e requer alguma paciência. Porquê? Porque os cabos, apesar de haver a possibilidade de ter guias internos, requerem sempre um manuseamento mais cuidado e como nem sempre os quadros têm linhas fluídas para entrada e saída da cablagem, por vezes é uma dor de cabeça conseguir levar a bom porto a operação de transitar um cabo do orifício de entrada até à saída.

Ao longo dos anos algumas marcas colocaram no mercado soluções para ajudar a este processo, a maioria delas específicas para mecânicos.

No caso da Pro, esta ferramenta tanto pode ser utilizada por mecânicos profissionais, como por amadores, desde que tenham dois requisitos: um pouco de paciência (sim, porque este processo não é tão rápido como mudar um cabo tradicional externo) e conhecimentos mínimos de mecânica. Para além disso, como costumamos dizer na gíria: cada quadro é um quadro. E nem todos os quadros têm uma estrutura interna que facilite a circulação de cabos no seu interior.

A ferramenta Internal Routing da Pro é compacta, leve (é construída em alumínio) e tem o formato de uma tradicional multi ferramenta, incluindo uma prática bolsa de transporte que pode ser guardada no bolso.

Possui três pontas com propósitos diferentes, uma para se fixar às bichas de travões de disco, outra para as bichas dos cabos das mudanças e dos travões de cabo e ainda um terceiro para usar no sistema Di2 da Shimano. As três pontas, ou rebites, têm formatos e diâmetros diferentes e são fáceis de distinguir, pois não cabem nas entradas de bichas diferentes. Todas estas pontas estão presas ao corpo da ferramenta, mas saem facilmente (efeito de rosca) para serem acopladas à ponta de outro aplicador - também presente na ferramenta e com ponta oposta magnética, a qual permite conduzir as bichas no interior dos quadros, independentemente se são de triatlo, BTT ou estrada. Esta ferramenta inclui ainda um potente íman de grandes dimensões que ajuda a conduzir (externamente) a cablagem, mas sugerimos-te que não tenhas mais nenhuma peça de metal nas proximidades, pois é realmente potente.

Outro dos destaques desta ferramenta é um longo cabo de aço (revestido) que está preso ao corpo da ferramenta (para não se perder), o qual inclui uma ponta magnética e que é o acessório ideal para conduzir o cabo ao longo do tubo principal. Aliás o cabo é tão grande que permite a sua utilização mesmo em quadros L ou XL. 

O formato da ferramenta está muito bem pensado e inclui espaço para a colocação do cabo e devido efeito magnético, deste modo nada anda à solta e evita perder os rebites após a sua utilização. Gostámos também do detalhe de todas as pontas serem móveis, assim podemos ajustar ao nosso gosto e com espaço de manobra. 

Apenas gostaríamos que o corpo da ferramenta fosse ligeiramente maior e tivesse um pequeno revestimento em material rugoso, pois por vezes quando estamos a fazer este tipo de manutenções os cabos estão revestidos a Teflon, deixando as mãos um pouco escorregadias.

De resto não temos nada negativo a apontar, até porque esta ferramenta (e outras similares) são literalmente obrigatórias em qualquer oficina.

AQUI o vídeo que fizemos.

Sabe mais em www.scvouga.pt.

 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.