Publicidade

As dúvidas mais frequentes acerca dos almofadados para ciclismo

Se não sabes bem o que difere os almofadados e quais as opções, lê este artigo.
www.mountainbikes.pt -
As dúvidas mais frequentes acerca dos almofadados para ciclismo
As dúvidas mais frequentes acerca dos almofadados para ciclismo

À medida que cresce a tua paixão e dedicação a este desporto, é normal desejares ter material de melhor qualidade. E é normal surgirem dúvidas quando chega a hora de investir em material, quer sejam acessórios, quer seja vestuário de ciclismo. Reunimos algumas das perguntas que nos fazem mais frequentemente para que descubras como é fácil escolher um almofadado que não nos dê problemas.

1. O que é um almofadado?

Se olharmos para o interior de um calção de ciclismo vemos uma espécie de espuma. A sua missão principal é a de evitar fricções e atenuar a pressão dos ísquios em contato com o selim. Existem modelos concretos para cada tipo de ciclista, ao fim e ao cabo não temos todos o traseiro igual. 

2. Será que quanto mais grosso for o almofadado melhor?

Errado. A densidade é o que determina o coeficiente de absorção do material. Uma espuma de 4 cm pode funcionar pior do que uma tira de gel de 6 mm de grossura. Além disso, um excesso de material traduz-se numa pior mobilidade e evacuação do suor. 

3. É equivalente a levar uma capa de gel no selim?

Também não. Enquanto um calção se adapta perfeitamente aos nossos movimentos, este tipo de capas são estáticas. Desaconselhamos a sua utilização para um uso prolongado na bicicleta de BTT, pois este produto está mais focado para bicicletas de passeio. Devido ao excesso de material pode produzir adormecimento na zona. 

4. Não é desconfortável?

As primeiras vezes que o usamos parece que estamos a usar uma fralda, mas quando te acostumares nem o notarás. Há milhões de ciclistas em todo o mundo a utilizar estes calções com almofadado, portanto mentaliza-te que és apenas mais um. 

5. Tenho medo de parecer rídiculo...

Isso é um fator psicológico a ter em conta. Nem todos gostam de usar peças de vestuário justas. Neste caso, podes optar por um baggy (calção largo com almofadado no seu interior), ou por roupa interior com almofadado incorporado.

6. No que é que me devo preocupar para além do almofadado?

A confeção é muito importante. Opta por um de qualidade que possua boas costuras (de preferência não muito visíveis, para não arranharem), com uma boa ventilação, flexibilidade, adaptabilidade e resistência ao desgaste.

7.¿ O que é um baggy?

No fundo é um calção largo específico de ciclismo com um almofadado interno inserido num outro calção mais justo. 

8. O que é um calção de ciclismo?

É um calção justo feito num tecido desenhado especificamente para a prática de ciclismo que geralmente possui duas alças para um conforto adicional, tendo no seu interior um almofadado. O tecido tem uma função compressiva que atenua a fadiga muscular, bem como aerodinâmica, para assegurar velocidade durante a prática da modalidade. 

9. Que diferença existe entre um calção de licra e um baggy? Qual é melhor?

Depende do teu perfil como ciclista e das tuas exigências. Em linhas gerais, um calção de licra é muito mais confortável para pedalar e está mais focado para um uso intensivo. O baggy enquadra-se no mundo do Enduro onde as descidas em trilhos pronunciados são a nota dominante. Pode produzir assaduras se pedalas muito, mas oferece uma maior proteção no caso de uma queda. Além disso, costumam ter bolsos, o que é sempre útil. 

10. Como é que devo lavar este tipo de vestuário?

Os fabricantes não recomendam e até desaconselham utilizar a máquina de secar a roupa. Estas peças devem ser lavadas à mão e com sabão neutro. Uma opção muito conhecida é tomar banho com as peças vestidas. Nunca devemos deixar que a peça seque impregnada de suor. 

11. Deve-se levar roupa interior debaixo do calção ou do baggy?

Jamais. A suavidade interna e a arquitetura própria da peça de vestuário de ciclismo está pensada para ser usada sem roupa interior. De facto, é contraproducente já que retém o suor e provoca assaduras. 

12. Os calções são unisexo?

Existem opções específicas tanto para a anatomia feminina como para a masculina. As diferentes exigências físicas derivam em dois tipos de almofadados diferentes. Para além disso, as alças estão colocadas de maneira diferente, no caso das mulheres para garantir o conforto no peito. 

13. O tecido não ganha odores?

É importante conhecer as características do que vamos comprar. Existem tecidos antibacterianos há muito tempo. A roupa de qualidade tem soluções inteligentes que asseguram uma proteção antes do surgimento de fungos que causam os maus odores. 

14. O selim interfere no conforto, embora use um calção com almofadado?

Claro que sim. Se costumas ler a revista BIKE fica atento a um artigo que publicámos na edição que está presentemente nas bancas (BIKE nº5) e iremos publicar outros em breve. Mas podemos desde já adiantar que o ideal é que o selim e o almofadado funcionem como um conjunto. Contudo, o mero facto de vestirmos um calção de licra é sinónimo de conforto, mesmo que tenhamos um selim desadequado. 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.