A marca de Taiwan apresentou em Les Gets (França), três novos modelos da Reign E , a 0 Pro, a 1 Pro e a 2 Pro, todas elas com quadros de alumínio ALUXX SL, próprio da Giant. As Reign E completam a gama do fabricante no escalão acima da Trance E SX, com amortecedor de mola e cursos de 140 mm atrás e 160 mm à frente.
Este novo modelo joga noutra liga, onde proliferam bikes mais agressivas. Era uma decisão que tinha de ser implementada, como nos afirmou Joost Baker, responsável de produto da categoria de eBIKEs na Giant: “Desenvolvemos esta bike a partir da base da Reign e consultando os atletas da equipa de Enduro. A ideia fundamental é poder ter maior controlo em zonas técnicas e ir mais descansado, podendo desfrutar durante mais tempo”. A Reign E 0 Pro que tivemos a oportunidade de testar conta com ângulo de direção bem aberto (64.5º) e um tubo de selim muito vertical (76º), duas medidas que, entre outras, mostram bem o acentuado caráter endureiro.
Na nossa Reign E 0 Pro de teste só faltavam pedais e ajustá-la a nosso gosto para poder pedalar na manhã seguinte de Les Gets até Morzine com regresso a Les Gets pelo outro lado do vale, num percurso espetacular em que pudemos comprovar a eficácia do carregador EnergyPak 6A Fast Charger, que é capaz de carregar 80% da bateria em apenas 60 minutos e está totalmente integrada no tubo diagonal.
A Giant continua a desenvolver os seus motores em conjunto com a Yamaha e aqui tivemos a oportunidade de experimentar o SyncDrive Pro, agora com um novo modo, o Smart Support Mode, que pode ser selecionado logo abaixo da posição ECO. O Led no centro indica que o SSM está ativo, o que significa que, à semelhança do motor Bosch, a carga e o uso do motor estão a ser otimizados sem necessidade de maior intervenção por parte dos utilizadores menos experientes.
A bateria é uma Energy Pack 500Wh, e todas as Reign E estão preparadas para instalar uma segunda bateria no tubo diagonal se pretenderes aumentar a autonomia. Com este kit Energy Plus ficas com 720Wh de capacidade total.
A bateria é completamente integrada e desmonta-se com uma chave Torx 25 e não por uma específica do modelo. A parte inferior está protegida por um espesso protetor de borracha.
Outro ponto de destaque é a colocação do sensor, agora na parte interior do braço oscilante, o que faz com que seja impossível haver falhas de leitura. O Smart Assist, como foi batizado, calcula a quantidade de força na pedalada, a cadência, velocidade e inclinação, oferecendo assim a dose certa de assistência em cada momento.
A melhor maneira de definir a Reign E é com a palavra ENDURO. O quadro é resistente, o que salta à vista através da zona frontal muito reforçada, e também com o aumento de altura da coluna de direção, enorme quando comparada com a da Trance E. Com 170 mm de curso dianteiro e rodas de 27.5” podes passar praticamente por onde quiseres. Atrás, a aposta no amortecedor Fox Float X2 é sempre uma mais valia.
A suspensão traseira é articulada por link de fibra de carbono Advanced e em termos de espaço podes montar pneus até 2.8.
Como já referimos, o Giant Syncdrive Pro foi desenvolvido conjuntamente com a Yamaha e ofrece 80Nm de torque e até 360% de assistência à pedalada. Estreia o novo modo Smart Support Mode. A escolha dos cranques recaiu sobre a Praxis. O motor está completamente selado na sua carenagem.
Simplicidade e ausência de ecrã é a aposta de Giant, que conta com a sua aplicação RideControl para que possas ter acesso à informação que precisas no teu telemóvel.
Conforme referimos existem três modelos mas ainda não sabemos quando vão estar disponíveis em Portugal e qual o preço final.
Reign E 0 Pro
Reign E 1 Pro
Reign E 2 Pro