Publicidade

Vuelta: Philippe Gilbert, triunfou ontem em Bilbao

Numa etapa com sabor a clássica, o belga atacou após estar numa fuga no alto de Arraiz. Grande atuação novamente de Aranburu, que foi novamente 2º, e Barceló, 3º.
Revista Ciclismo a fundo -
Vuelta: Philippe Gilbert, triunfou ontem em Bilbao
Vuelta: Philippe Gilbert, triunfou ontem em Bilbao

A 12ª etapa da Vuelta, em terras bascas, contou com todos os elementos de uma grande clássica, com um final exigente devido à pendente, mas também por ter estradas estreitas, descidas técnicas e um público ao rubro, bem como um clima inconstante - com momentos de chuva - que acrescentou dureza a uma jornada de grande ciclismo.

Este cenário foi propício para o espetáculo e quem ganhou foi precisamente um metre em clássicas, o campeão do mundo de 2012, vencedor de quatro Amstel Gold Race, dois Giro de Lombardia, Liége-Bastogne-Liége, Fleche-Wallone, Tour de Flandres, París-Roubaix, etc. O belga Philippe Gilbert foi o grande vencedor da "clássica" de Bilbao depois de entrar numa fuga com 19 ciclistas e que incluía Degenkolb, Grmay, Gosschartner, Aranburu, Lastra, Barceló, Conti, Arndt, Declerq... Gilbert atacou várias vezes no momento decisivo, no Alto de Arraiz (2,2 km a 12,2%), a cerca de 8 km da meta, ganhando a etapa. 

Entre os favoritos, a única tentativa em Arraiz foi protagonizada por Miguel Ángel López, mas o líder Roglic, saiu no seu encalce eliminando rapidamente o ataque. A partir daí ninguém se moveu e chegaram juntos à meta a 3m02 de Gilbert, pelo que não há alterações no top10 da geral.

Hoje decorrerá uma dura etapa, com seis subidas de 3ª categoria e de 2ª, bem como uma Especial com rampas de até 25%. 

Philippe Gilbert, triunfo de clasicómano en Bilbao

CLASSIFICAÇÃO DA 12ª ETAPA

Philippe Gilbert, triunfo de clasicómano en Bilbao

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Philippe Gilbert, triunfo de clasicómano en Bilbao

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.