Publicidade

Tiago Ferreira sagrou-se campeão europeu de maratona

O português Tiago Ferreira sagrou-se hoje campeão da Europa de Maratona BTT (XCM), impondo-se com classe na prova de 90 quilómetros, disputada em Kvam – Lillehammer, Noruega.
FPC -
Tiago Ferreira sagrou-se campeão europeu de maratona
Tiago Ferreira sagrou-se campeão europeu de maratona

O viseense esteve sempre no grupo da frente, controlando os adversários e as sensações, numa prova técnica na primeira metade e mais física na fase final, disputada sob frio intenso. A seleção de valores foi acontecendo, numa maratona com um acumulado de subida na casa dos 3000 metros, mas Tiago Ferreira e José Dias conseguiram manter-se sempre em posições adiantadas. 

“Foi um trabalho espectacular do Tiago Ferreira e do José Dias, que foi uma companhia constante, trabalhando muito para o resultado final e conseguindo, ainda assim, ficar na oitava posição. O Tiago esteve mesmo muito forte, numa luta a cinco”, descreve o selecionador nacional, Pedro Vigário. 

A ajuda de José Dias e a gestão da capacidade física foram o segredo da vitória, perante adversários que tentaram atacar o português, não colaborando com Tiago Ferreira nos derradeiros quilómetros. Antecipando-se a alguma movimentação perigosa dos rivais, o corredor português atacou a quilómetro e meio do final, vencendo isolado, com os adversários a não poderem mais do que observar de perto o triunfo. 

“Sabia que os primeiros 45 quilómetros eram muito técnicos e perigosos em termos de quedas e de avarias. Sabia que se sobrevivesse, a segunda metade da corrida era muito ao meu jeito, com estradões largos e asfalto. A partir daí geri o melhor possível colocando-me bem sem gastar muita energia. Os italianos não trabalhavam no grupo da frente e temi que começassem a atacar-me à vez, como no ano passado. Ataquei a quilómetro e meio da meta e entrei na última descida estilo kamikaze”, afirma o novo campeão da Europa. 

Tiago Ferreira foi acompanhado no pódio pelo italiano Samuele Porro, segundo classificado, a 4 segundos, e pelo estoniano Peeter Pruus, terceiro, a 11 segundos. José Dias foi o oitavo classificado, 5m49s. 

Tiago Ferreira, que completará 31 anos em dezembro, foi campeão mundial e vice-campeão europeu de maratona em 2016, sendo campeão europeu e vice-campeão mundial no ano seguinte. Participou na prova de XCO dos Jogos Olímpicos de 2016 e é o atual campeão português de maratona.

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.