comitium

Taça do Mundo de XCO: Mário Costa 56.º em Albstadt

Resultado aquém do esperado de Mário Costa contrabalançado pela estreia em destaque de Raquel Queirós. A prova de elites masculinos foi ganha por Mathias Flueckiger.

FPC

Taça do Mundo de XCO: Mário Costa 56.º em Albstadt
Taça do Mundo de XCO: Mário Costa 56.º em Albstadt

Mário Costa foi 56.º classificado na corrida de Elite da Taça do Mundo de Cross-Country Olímpico (XCO) disputada no circuito de Albstadt, na Alemanha. O palco do campeonato do mundo da disciplina em 2020 assistiu, no último dia, às principais provas do programa, com destaque para a corrida masculina de Elite. Num circuito naturalmente duro e ainda mais exigente com a lama formada após as chuvas noturnas, o suíço Mathias Flueckiger impôs-se com autoridade suplantando, em 32 segundos, o holandês Mathieu Van Der Poel que, na sexta-feira, venceu a prova de "aquecimento", o "Short Track". O suíço Nino Schurter, atual líder do ranking mundial, e aqui vencedor em 2018, terminou a corrida na sexta posição. 

Mário Costa, em representação da Seleção Nacional, terminou a sua corrida na 56.ª posição, a 7m58s do vencedor, melhorando o seu registo do ano passado (68.º). O resultado foi o melhor entre os portugueses - David Rosa, a correr pela sua equipa, foi 77.º e o campeão nacional Ricardo Marinheiro não terminou a prova - mas, ainda assim, aquém do esperado para o selecionador nacional Pedro Vigário. 

"O Mário Costa andou muito tempo nos cinquenta primeiros mas quebrou na parte final. Fez alguns pontos UCI mas não aqueles que estaríamos à espera" reconheceu Pedro Vigário. 

Na corrida dos sub-23 femininos, Raquel Queirós, em estreia na Taça do Mundo, saldou-se com um honroso 17.º posto, resultado penalizado com a saída da corrente da sua bicicleta na fase decisiva da prova e que a distanciou do grupo das 15 primeiras corredoras. Marta Branco, por sua vez, a competir na mesma corrida, foi 51.ª classificada.

No programa competitivo da etapa germânica da Taça do Mundo de XCO, os Sub-23 masculinos foram os primeiros a entrar em pista alcançando, no final da corrida de sábado à tarde, um resultado na primeira metade da tabela. João Rocha, sub-23 de terceiro ano, foi 44.º e Rafael Rita, na estreia na categoria, alcançou o 59.º posto. A corrida, com condições meteorológicas favoráveis, foi conquistada pelo suíço Filippo Colombo, mais hábil nas partes de descida do circuito e que se impôs com dois segundos sobre os rivais, o romeno Vlad Dascalu e o francês Antoine Philipp. 

À sua terceira participação em Albstadt, com o 44.º posto (a 5m27s), João Rocha melhorou o seu desempenho - em 2017 foi 59.º, em 2018 foi 74.º classificado - numa corrida na qual recuperou algumas posições desde a grelha de partida com 144 corredores. Já o ex-campeão nacional júnior Rafael Rita - em 2018 foi oitavo classificado em Albstadt, numa prova paralela à Taça do Mundo - recuperou mais posições do que o compatriota face à grelha de partida, mas acabou com mais atraso, no 59.º posto, a 6m29s do vencedor. 

"O João Rocha teve uma prestação melhor do que no ano passado e obteve um resultado na primeira metade da tabela. O circuito de Abstadt conta com muitas zonas de difícil ultrapassagem pelo que o posicionamento na linha de partida (atribuído pelo ranking UCI) é determinante para o desempenho final. Trata-se já de um corredor de terceiro ano e com bastante experiência pelo que veremos o que consegue alcançar na próxima etapa da Taça do Mundo, na República Checa. O Rafael Rita fez uma corrida de recuperação de lugares e conseguiu um resultado dentro do esperado apesar de ser um estreante na Taça do Mundo", avaliou Pedro Vigário, Selecionador Nacional.

A Seleção Nacional de XCO prossegue a sua campanha internacional já no próximo fim de semana, na República Checa. A localidade de Nove Mesto na Morave acolhe a segunda ronda da Taça do Mundo de XCO.