Publicidade

Taça de XCO: Ricardo Marinheiro e Raquel Queirós vencem no Fundão

A terceira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico não destronou os líderes do ranking na categoria Elite. Mário Costa permanece na frente e Raquel Queirós reforçou a liderança.
FPC -
Taça de XCO: Ricardo Marinheiro e Raquel Queirós vencem no Fundão
Taça de XCO: Ricardo Marinheiro e Raquel Queirós vencem no Fundão

Tendo como cenário envolvente a Serra da Gardunha, no Fundão, a terceira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) juntou a beleza paisagística com o elevado nível competitivo esperado numa prova de categoria C1 na União Ciclista Internacional. No circuito do Parque do Convento, com 4,2 km quilómetros de extensão e um desnível positivo de 195 metros a cada volta, os vencedores na categoria Elite efetuaram provas distintas.  

Na variante masculina, o campeão nacional Ricardo Marinheiro (Brújula Bike Racing Team) estreou-se a ganhar na edição 2019 do troféu, depois de ter conquistado, no passado mês de setembro, em Aviz, a quinta e última prova da Taça de Portugal 2018. No Fundão, Marinheiro teve no sub-23 Jofre Cullell (Megamo Factory Team), 48.º do ranking mundial, um primeiro rival. O corredor espanhol tomou a dianteira nas três primeiras voltas, mas a perseguição da dupla Marinheiro e Roberto Ferreira (BTT Seia) deu frutos e condicionou as ambições do forasteiro que, à quarta volta, já seguia na terceira posição. O forcing final de Ricardo Marinheiro deu-se na volta seguinte colhendo a frente da corrida para não mais a largar até ao final. Marinheiro totalizou 1h40m27s de prova, antecipando-se, em mais de meio minuto, a Roberto Ferreira e Jofre Cullell, que preencheram os restantes lugares no pódio. No ranking geral da Elite masculina da Taça de Portugal 2019, Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), oitavo classificado no Fundão, permanece na liderança. O vencedor da Taça de Portugal 2018 soma 79 pontos, mais nove do que Roberto Ferreira. João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar), com 53 pontos e Ricardo Marinheiro são quem se segue na tabela à falta de disputa de duas provas.

Já a corrida feminina de Elite permitiu a Raquel Queirós reforçar a liderança do ranking na conquista da segunda vitória em três provas disputadas do presente troféu. No circuito do Parque do Convento, a atleta da Quinta das Arcas / Jetclass / Xarão dominou o circuito do princípio ao fim impondo-se, inclusive, com o melhor registo a cada uma das cinco voltas. O triunfo, por isso, deu-se de forma avantajada, com quase três minutos de avanço, para a segunda classificada, a estoniana Maaris Meier (Maiatos). Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) dominadora deste circuito em 2018 assinalou o terceiro lugar da categoria. No ranking, Raquel Queirós, vencedora este ano da etapa de Vila Franca, totaliza 100 pontos contra os 87 pontos conquistados por Maaris Meier e os 75 pontos de Joana Monteiro.

Diogo Neves (BTT Loulé / Elevis) e Ana Santos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) venceram nos juniores. No ranking júnior da Taça de Portugal, no entanto, é Tiago Sousa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) que lidera. Na versão feminina Ana Santos lidera confortavelmente fruto das três vitórias consecutivas em outras tantas provas disputadas. 

Na categoria de Cadetes, João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) sagrou-se vencedor da corrida masculina ainda que seja André Rocha (ACDRRBTT/LROPTICAS/RJGROUP) a manter a liderança da Taça. Na corrida feminina, foi a vez de Íris Chaga (BTT Loulé / Elevis) estrear-se a vencer na presente Taça de Portugal, ainda que o comando do ranking esteja entregue à colega de equipa, Laura Simão.   

Entre os veteranos masculinos, André Filipe (C.P.R. A-do-Barbas / AKIplast / PVS) em Master 30, Davide Inácio (Automoveis Ribeiro/GDVP) em Master 40 e António Sousa em Master 50 foram os vencedores. Entre as veteranas femininas, Raquel Marques (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi a melhor nas Master 30 e Filomena Paulo (RÓÓDINHAS / Santos Silva) venceu a corrida de Master 40. Todos os veteranos/as vencedores/as acumularam o triunfo à liderança do respetivo ranking da categoria na Taça de Portugal. 

Na classificação por equipas, a equipa do BTT Loulé / Elevis levou a melhor da corrida serrana, impondo-se diante do coletivo da AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde e da equipa Maiatos. O mesmo alinhamento repete-se no Ranking geral das Equipas, após três provas disputadas. 

A Taça de Portugal de XCO prossegue a 16 de junho, com a disputa da quarta prova pontuável.

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.