Publicidade

Paraciclismo português na Taça do Mundo de Estrada

A Equipa Portugal vai participar nas provas da Taça do Mundo de Paraciclismo em estrada que se realizam em Corridonia, Itália, de 9 a 12 de maio, e em Ostend, Bélgica, de 16 a 19 deste mês. Também vão alinhar paraciclistas portugueses como individuais.
FPC -
Paraciclismo português na Taça do Mundo de Estrada
Paraciclismo português na Taça do Mundo de Estrada

O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, convocou o C2 Telmo Pinão (Casa do Benfica MMV/APCA/Paracycling), o H4 Flávio Pacheco e o H5 Luís Costa, ambos do Sporting/Tavira Paracycling. 

São três corredores com experiência internacional, que têm um objetivo em comum – somar pontos para o ranking de qualificação paralímpica -, e metas individuais adaptadas aos resultados que vêm alcançando e ao poderio dos adversários. 

“Portugal já garantiu a presença de um paraciclista nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no próximo ano. Agora, até maio de 2020, tentaremos somar o maior número possível de pontos, tendo em vista apurar, pelo menos, mais um corredor. Nestas provas da Taça do Mundo, o Luís Costa parte com a ambição de bater-se pelo pódio. O Telmo Pinão e o Flávio Pacheco vão correr para o top 10”, explica José Marques. 

Na etapa italiana da Taça do Mundo, Flávio Pacheco será o primeiro a competir, no contrarrelógio de 27,1 quilómetros, marcado para as 14h00 do dia 9 de maio. No dia seguinte, Telmo Pinão também luta contra o tempo, às 9h00, ao longo de 18 quilómetros, enquanto o esforço individual de Luís Costa, com 27,1 quilómetros, está marcado para as 17h00. As provas de fundo começam dia 11, com Flávio Pacheco a correr às 10h45 e Luís Costa às 15h50, ambos em percursos de 62,7 quilómetros. Telmo Pinão vai cumprir a mesma distância, a partir das 8h00 de dia 12 de maio. 

Na semana seguinte, em Ostend, Flávio Pacheco e Luís Costa têm os contrarrelógios de 27 quilómetros marcados para cerca das 14h45 de dia 16. Telmo Pinão também vai completar a mesma distância, mas no dia seguinte, às 8h00. No dia 18, às 13h30, Luís Costa sai à estrada para os 72 quilómetros da prova de fundo. Às 15h50 é a vez de Flávio Pacheco disputar a corrida de 64 quilómetros. Telmo Pinão encerra a participação da Equipa Portugal, às 14h12 de dia 19, numa prova de fundo com 64 quilómetros. 

Além da Equipa Portugal, o paraciclismo lusitano vai apresentar-se em Corridonia e Ostend com vários ciclistas individuais. Em Itália são esperados o C1 Bernardo Vieira e o C4 João Monteiro. Na Bélgica a embaixada nacional será mais numerosa, juntando João Monteiro, os H4 André Sobreiro e Carlos Neves, os H3 Diogo Oliveira e João Pinto e o C2 Paulo Barreto.

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.