Publicidade

Notícia de última hora: Johan Bruyneel com suspensão vitalícia

O Tribunal Arbitral do Deporto aplicou o mesmo castigo para o médico espanhol Pedro Celaya, e uma suspensão de 15 anos para o treinador José Martí.
Revista Ciclismo a fundo -
Notícia de última hora: Johan Bruyneel com suspensão vitalícia
Notícia de última hora: Johan Bruyneel com suspensão vitalícia

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) impôs duras sanções ao ex-ciclista e diretor desportivo belga Johan Bruyneel (diretor de Lance Armstrong quando este ganhou 7 Tours) e ao médico espanhol Pedro Celaya, além de ter decretado uma suspensão de 15 anos para o treinador espanhol José Martí, todos eles integrantes das equipas dirigidas por Bruyneel.

A alta instância arbitral estima ter provado que entre 1997 e 2007 os três sancionados "participaram numa elaborada e enormemente eficaz rede de dopagem", na qual o antigo corredor era o "vértice" e Martí bem como Celaya eram "participantes necessários" num "extenso e sistemático esquema de dopagem".

Bruyneel dirigiu nessa época as equipas US Postal e Discovery Channel, onde pontificavam, entre outros, o norte americano Lance Armstrong, um dopado confesso que venceu por sete vezes a Volta a França entre 1999 e 2005, títulos que lhe foram retirados.

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.