Publicidade

Taça de Enduro: João Rodrigues e Maaris Meier com arranque vitorioso em Celorico da Beira

A primeira prova da Taça de Portugal de Enduro 2019 disputou-se no Cadafaz, em Celorico da Beira. João Rodrigues e a estoniana Maaris Meier foram os primeiros vencedores do troféu.
FPC -
Taça de Enduro: João Rodrigues e Maaris Meier com arranque vitorioso em Celorico da Beira
Taça de Enduro: João Rodrigues e Maaris Meier com arranque vitorioso em Celorico da Beira

João Rodrigues e a estoniana Maaris Meier são os primeiros líderes da Taça de Portugal de Enduro 2019 assumindo essa condição após os respetivos triunfos na etapa inaugural do troféu, no Cadafaz, em Celorico da Beira. A proximidade da Serra da Estrela endureceu de forma natural uma competição com seis provas especiais classificativas no percurso de 34 quilómetros (desnível negativo de 1660 metros / Desnível positivo de 1635 metros) levada de vencida, na categoria de Elite Masculinos, por João Rodrigues, o único a concluir as seis PEC's em menos de 18 minutos.  

O triunfo folgado do atleta da Casa do Povo de Abrunheira deu-se com 37.338 segundos de avanço sobre o espanhol Nicolas Carrera (LTM Santacruz) e 39.593 segundos sobre José Oliveira (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde). Estes três primeiros classificados foram quem mais pontos acumularam na primeira etapa da Taça de Portugal de Enduro: João Rodrigues somou 200 pontos, Nicolas Carrera, 150 pontos e José Oliveira, 120 pontos. A vantagem conseguida por João Rodrigues foi construída desde a primeira PEC mas foi nas PEC's #2 e #4 que consolidou de forma substancial o seu avanço. Em 2018, João Rodrigues foi o sétimo classificado da Taça de Portugald de Enduro conquistada pelo campeão nacional da especialidade, José Borges.  

Na categoria de Femininas + 17 Anos, a estoniana Maaris Meier, vencedora da Taça de Portugal de Enduro na época anterior, provou que a melhor defesa é o ataque e levou de vencida a primeira das cinco provas pontuáveis da Taça de Portugal de Enduro. A corrida feminina assistiu a um acérrimo duelo entre a estoniana da equipa Maiatos e Ana Costa (Ciclo Madeira Clube Desportivo) com a cronometragem final a separar a vencedora da derrotada por menos de quatro segundos. Ana Costa entrou melhor na primeira e na segundas PEC's mas acabou batida por Meier nas três classificativas seguintes. Na geral da Taça de Portugal de Enduro, a polivalente Maaris Meier - compete ainda noutras disciplinas de BTT - soma 200 pontos, sendo secundada por Ana Costa, com 150 pontos e Ana Leite (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) com 120 pontos. 

Rui Tapada (CAJ Raposa), quarto classificado da Taça de Portugal de Enduro Cadetes em 2018, foi o vencedor da categoria Júnior. No Cadafaz, Tapada impôs-se perante Rodrigo Fonseca (BTT Seia) e Tiago Silva (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo). Nos Cadetes, com apenas três PEC's a contabilizar, o primeiro triunfo do ano na Taça de Portugal foi de André Fernandes (Caniço Riders), mais rápido do que Manuel Loureiro e Raul Miranda que competem com as cores espanholas do CC Coruxo. 

Nas categorias de Master's sagraram-se vencedores, acumulando as primeiras lideranças das respetivas categorias no Ranking da Taça de Portugal de Enduro 2019, os seguintes corredores: Márcio Ferreira (MCF / Xdream / Município de São Brás) em Master 30; Hugo Manteigas (Casa do Povo de Abrunheira) em Master 40; Carlos Taboas (QueBici MarciSport) em Master 50; Fátima Vida (Assoc. 20Kms Almeirim/Restaurante O Forno) em Master Feminino.  

Por equipas, o ranking da Taça de Portugal de Enduro, após a disputa da prova inaugural, é comandado pela Casa do Povo da Abrunheira, seguido da equipa Maiatos e da formação Vasconha BTT Vouzela. A segunda prova da Taça de Portugal de Enduro disputa-se a 19 de Maio, em Murça.

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.