comitium

Tour: De Gendt ganha após fuga de quase 200 km

Primeiro em companhia e depois os últimos 15 km em solitário, o belga da Lotto Soudal esteve 185 km em fuga.

Revista Ciclismo a fundo Foto: Bettini

Tour: De Gendt ganha após fuga de quase 200 km
Tour: De Gendt ganha após fuga de quase 200 km

O ciclista belga da Lotto Soudal, Thomas De Gendt, ganhou a oitava etapa da Volta a França, com final em Saint-Étienne, após uma fuga de quase 200 km - primeiro em companhia, depois em solitário -. Uma maratona rompe-pernas pelo Maciço Central, em que os ciclistas franceses mais em forma na prova, Thibaut Pinot (Groupama FDJ) e Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quickstep), entraram em segundo e terceiro respetivamente, a 6", e este último vestiu novamente a camisola de líder, iniciando amanhã o Dia da Bastilha de amarelo.

Os momentos chave da etapa foram vividos a partir dos últimos 15 km, quando na última subida pontuável do dia, De Gendt deu uma sapatada na corrida e deixou para trás o seu companheiro de fuga, De Marchi (CCC), prosseguindo em solitário em direção à vitória. 

Atrás, Geraint Thomas (Ineos) sofreu uma queda mesmo antes da subida, o que o obrigou a um esforço extra para estar com os melhores nos quilómetros finais. Enquanto isso, um ambicioso Alaphilippe atacou para tentar bonificar segundos na subida final, levando consigo Thibaut Pinot.

De Gendt remata una escapada marca de la casa y Alaphilippe recupera el amarillo

De Gendt remata una escapada marca de la casa y Alaphilippe recupera el amarillo

Amanhã é dia de festa em França (Dia da Bastilha) pelo que as estradas estarão certamente apinhadas de pessoas. A etapa vai ser complicada, com 170,5 km, entre Saint-Étienne e Brioude, com uma subida de 1ª categoria e duas de 3ª, a última das quais a 13 km da meta.