Publicidade

Daniel Zamora, rei da montanha em San Juan, suspenso provisoriamente pela UCI

Uma das análises antidopagem que foram feitas ao argentino durante a Volta a San Juan - que acabou no 12º lugar - deu um resultado adverso por EPO.
Ciclismo a fundo Foto: Bettini Photo -
Daniel Zamora, rei da montanha em San Juan, suspenso provisoriamente pela UCI
Daniel Zamora, rei da montanha em San Juan, suspenso provisoriamente pela UCI

O argentino Daniel Zamora foi suspenso provisoriamente pela União Ciclista Internacional depois de um dos seus testes antidoping realizado durante a Volta a San Juan ter dado um resultado analítico adverso por EPO.

O ciclista da Agrupación Virgen de Fátima, de 32 anos, destacou-se na passada Volta a San Juan - disputada de 27 de janeiro a 3 de fevereiro - na qual se proclamou rei da montanha e acabou na 12ª posição da classificação geral - a 1´39" do vencedor, Winner Anacona, sendo por sua vez o melhor ciclista argentino da prova. Além disso, terminou entre os cinco primeiros em duas das sete etapas: 5º na segunda e 3º na sexta.

Embora não tenha feito nenhuma declaração a este respeito, a UCI adicionou o nome de Daniel Zamora à lista de ciclistas suspensos provisoriamente por violação das regras antidopagem. A amostra adversa foi recolhida no dia 30 de janeiro, após a 4ª etapa da corrida argentina (San José de Jáchal - Villa San Agustín), etapa que foi ganha ao sprint por Fernando Gaviria.

Zamora tem direito a uma análise à amostra B, mas se for confirmado o resultado inicial poderá receber uma sanção de quatro anos, a mesma que teve Gonzalo Najar, vencedor da Volta a San Juan em 2018 e que também acusou positivo, neste caso por CERA, meses depois de brilhar nesta prova. 

Na verdade, Zamora já tinha tido um resultado adverso durante a Volta a San Juan de 2014, mas nessa ocasião evitou ser sancionado pois na altura a prova não estava registada na UCI. 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.