Publicidade

Avanço-recuo do selim: como ajustar?

O ajuste da posição do selim em longitude é quase tão importante como em altura. No entanto, muitos descuram este pormenor.
Revista BIKE -
Avanço-recuo do selim: como ajustar?
Avanço-recuo do selim: como ajustar?

Ajustar o selim longitudinalmente tem que se lhe diga mas não pode ser descurado. Aliás, os bike fitters ajustam primeiro esta medida antes de decidir, por exemplo, se é preciso trocar o tamanho do avanço ou ajustar novamente a altura do selim.

E porque é que esta medida é importante? Primeiro porque, quando bem ajustada, permite-nos passar mais potência para os pedais. Segundo, porque a posição do selim influencia o controlo da bike e o conforto.

Normalmente a técnica que se usa para determinar a posição certa é através da utilização de um fio de prumo.

Começa por pedalar um minuto para que o teu corpo relaxe e alongue e fiques na posição em que normalmente pedalas. De seguida, pára de pedalar de modo a que os pés fiquem à mesma altura um do outro.

Pede a alguém que coloque o fio de prumo na ponta do joelho que está mais avançado, como na imagem em baixo. O fio deve mostrar que a ponta do joelho está alinhada com a ponta do cranque.

Antes de ajustares o selim, verifica e aponta qual a altura do selim (em relação ao centro do pedaleiro). Depois verifica se o fio está ou não alinhado com a ponta do cranque ou se está, por exemplo, adiantado.

Se estiver, significa que tens o selim adiantado. Se, pelo contrário, o fio está a cair antes do final do cranque, significa que tens de avançar o selim. Se tiveste de avançar ou recuar o selim, volta a verificar a altura do mesmo.

Seguramente alterou-se uns milímetros por isso ajusta-o. Respeita os limites mínimos e máximos de ajuste que podes ver marcado nos carris dos selins.

Se não consegues alcançar o ajuste ideal com o teu selim verifica se o teu espigão tem, ou não, recuo. Trocá-lo pode ser a solução para contornares essa situação. 

E tal como a altura do selim se alterou em consequência do ajuste longitudinal, também a distância selim-guiador mudou. Se tiver aumentado ou diminuido mais do que 10 mm, terás de compensar com um avanço diferente de modo a manter a distância o mais perto possível do que estava anteriormente.

Além de tudo isto, a posição do selim afeta a condução e o conforto. Um selim demasiadamente recuado pode causar dor lombar, tira eficácia à pedalada e deixa a frente muito leve, especialmente nas subidas. Pelo contrário, um selim demasiado avançado coloca o centro de gravidade mais na frente, tornando a condução mais nervosa, em especial nas descidas, e demasiada pressão nos teus pulsos.

Se depois do teste ajustaste o selim em conformidade e vês que está agora demasiado recuado ou adiantado, pode dar-se o caso de o quadro da tua bike não ser do tamanho certo para ti.

Como vês, é um teste simples mas muito importante para pedalares bem e, a longo prazo, evitares lesões. 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.