Publicidade

Ajuste e manutenção da suspensão

As suspensões são, juntamente com o desviador traseiro, o ponto onde é necessário prestar mais atenção para garantir um funcionamento adequado da bicicleta..
Revista BIKE -
Ajuste e manutenção da suspensão
Ajuste e manutenção da suspensão

» FERRAMENTAS

1. Óleo de suspensão/amortecedor. Os óleos com Teflon também servem. 

2. Bomba de suspensão. Para ajustar as pressões da suspensão e/ou amortecedor; lembra-te de que não serve uma bomba qualquer. Tem de ser uma específica.

3. Pano. Sim, não está na foto... mas é importante.

 

» PASSO A PASSO...

1. Localiza a válvula de ar para poder ajustar a pré-carga. Em todas as suspensões está localizada na parte superior, debaixo de uma tampa.

2. Quando localizares a válvula, enrosca a bomba de suspensão na totalidade, à mão. Lembra-te de que tens de utilizar uma bomba de alta pressão específica, que debita pouco volume em cada bombada. Se utilizares um compressor ou uma bomba de oficina poderás danificar gravemente o sistema.

3. Quando segurares a bomba tenta não pressionar este botão: é a válvula de descarga para esvaziar a pressão caso seja necessário.

4. Adiciona a pressão que precisares para encontrar o sag adequado. Usa o botão de descarga para corrigir. 

5. Procura manter as baínhas da suspensão limpas, pois são um elemento que entra e sai constantemente, sendo submetidas a fricções permanentemente.

6. O mesmo acontece com os retentores. Elimina toda a sujidade e revê o seu estado. 

7. Para lubrificar as baínhas podes usar o mesmo óleo de suspensão que usas no interior da mesma. Se preferires utiliza óleo com Teflon. 

8. Impregna a baínha, mas não coloques uma quantidade excessiva de óleo, já que acabaria por atrair pó e outras sujidades, formando uma massa de gordura. 

9. Antes de saires para a tua volta de bicicleta certifica-te de que a pressão é a correta. Algumas suspensões têm um anel de borracha que ajuda a medir e a confirmar se a pressão é a ideal. 

10. A plataforma de pedalada ou o bloqueio é ativado com um botão que costuma ser de cor azul. O dourado regula a plataforma. 

11. A recuperação costuma estar representada através de um botão de cor vermelha na parte inferior da jarra. Neste caso, está indicado graficamente como afeta se o rodarmos. 

12. A Rock Shox inclui uma tabela de pressões recomendadas para os distintos pesos dos utilizadores. É muito útil para o primeiro ajuste. 

E SE A MINHA SUSPENSÃO FOR DE MOLAS? Hoje em dia a maioria das suspensões funcionam com ar, mas ainda há no mercado muitas bicicletas com suspensões com molas, em que o elemento que sustenta é uma mola helicoidal e não uma câmara de ar. Na verdade, isto facilita as coisas quando é necessário ajustar a pré-carga, pois basta rodar o botão para um lado ou para o outro para o efeito ser visível. 


 

Artigos relacionados:

6 coisas que tens que conhecer na tua suspensão

O que é que acontece quando mexo nos botões da minha suspensão?

O que é que acontece se acrescentar curso na suspensão?

Sustituição dos retentores da suspensão

11 suspensões que marcaram a história do BTT

Fabrica o teu próprio bloqueio remoto

Sabes porque é que o óleo das suspensões está na perna direita e o ar na esquerda?

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.